19:41
1
As Armas de Pressão podem ser definidas como aparelhos que disparam projéteis pela ação de ar ou gás comprimido. Na luz da legislação, de acordo com o Decreto nº 3.365, de 20/11/2000 (R-105), é a “arma cujo princípio de funcionamento implica o emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil”. (R-105, art.3o , XV, p. 1). Seu uso é popular na prática do tiro esportivo ou recreacional, inclusive ocupando lugar entre as modalidades olímpicas, e também na caça de pequenos animais. Certos modelos de armas de pressão são também empregados na caça de animais de médio e grande porte, sendo o comércio desse tipo de armamento controlado pelo Exército Brasileiro pelo seu potencial de risco. Normalmente, as armas de pressão são menosprezadas em seu potencial ofensivo, mas alguns modelos, além de grande precisão, possuem capacidade de disparar projéteis a uma velocidade acima de 300m/s. Na legislação brasileira atual, é permitido a compra livre, por maior 21 de 18 anos, de armas de pressão de calibre igual ou inferior a 6mm, sendo de uso restrito as armas de pressão de calibre superior a 6mm, como as já mencionadas, encontradas no exterior, destinadas a caça de animais de médio e grande porte. 3.3.1 Evolução histórica das armas de pressão A história das armas de pressão de estende através dos séculos, e “alguns estudiosos acreditam que se estenda através de alguns milênios” (BEEMAN, 2009, p.05). Seguindo esta linha de raciocínio, a zarabatana pode ser considerada a primeira arma a utilizar o impulso do ar para arremessar um projétil. Por essa razão a zarabatana é a base do desenvolvimento das armas de pressão, obviamente elas evoluíram muito, mas não há dúvidas de que o princípio utilizado é o mesmo, o poder oferecido pelo ar comprimido. De forma que para situar a origem dos rifles e pistolas de pressão é necessário voltar o olhar para os séculos XV e XVI. Não há unanimidade entre os historiadores sobre o momento exato em que estas armas surgiram. Isto se deve ao fato de que não há muitas evidências materiais (BEEMAN, 2009, p.06); infelizmente hoje não existe uma vasta coleção de armas de pressão antigas. Baseado em evidências arqueológicas, o ano de 1580 marca um ponto chave na história das armas de ar comprimido, já que se atribui esta data ao rifle de pressão mais antigo encontrado. Esta peça está guardada no Museu Livrustkammaren em Estocolmo, e é um rifle de mola, também conhecido com rifle de pistão, pois a tarefa da arma é comprimir o ar existente no cilindro da arma, usando-o então para propelir o projétil e disparar.


                                                                 ZARABATANA

Este sistema de mola, assim como o de ar pré-comprimido(PCP), foram os dois principais sistemas de carregamento usados desde o primeiro desenvolvimento das armas de pressão. O sistema mais moderno consiste num depósito de ar natural que passa através de uma válvula que se abre com o pressionar do gatilho. O ar então é liberado e propele a munição que fica armazenada no cano e é atirada em alta velocidade. :

 BSA SUPERSPORT, MODELO MODERNO DE RIFLE DE AR COMPRIMIDO

Compreende-se que o uso mais difundido das armas de pressão no século XV foi a caça e uma vez que eram armas muito caras, a nobreza que normalmente as utilizava. Além disso eram armas altamente efetivas, capazes de derrubar alvos grandes como javalis e antílopes em um único tiro. No começo, o uso das armas de pressão apresentava grandes vantagens sobre o uso das armas de fogo. Primeiramente as armas de pressão podiam ser usadas a despeito de condições climáticas desfavoráveis como chuva ou neve, onde os tradicionais fuzis a pólvora não poderiam ser empregados, já que suas mechas não acendiam. Outra significativa vantagem era o fato de que as armas de pressão eram muito silenciosas, não causavam faíscas, fogo ou mesmo fumaça, ao contrário das armas de fogo, que liberavam grandes labaredas e fumaça quente que podiam causar queimaduras nos olhos do atirador. Essa capacidade permitia ao atirador se esconder e ser mais discreto na hora de atirar e escolher alvos nas batalhas ou caçadas. A velocidade e a potência constante eram outra vantagem das armas de ar comprimido. Atirar com uma arma tradicional requeria um longo processo de preparo que tinha várias fases: inserção da pólvora, do fogo à mecha, da bala com uma vareta. Ao contrário, as armas de pressão do século XVIII, como o famoso rifle Girandoni, podiam disparar mais de vinte tiros por minuto. 23 O rifle Girandoni é considerado por muitos especialistas como o primeiro rifle de ar pré- comprimido (PCP) na história. Ele foi inventado pelo armeiro italiano Girandoni Bartolomeo em 1780 para o exército da Áustria, no contexto das Guerras Napoleônicas entre França e Áustria. O nome em alemão para o modelo austríaco era Windbüchse, traduzido por “rifle de vento”. Como já mencionado, rifle de calibre .51 (12,95mm) era capaz de disparar mais de 20 tiros por minuto. A velocidade desse rifle foi a grande novidade daquele tempo, especialmente quando confrontado com os rifles de fogo usados pelas tropas de Napoleão que podiam disparar menos de três tiros por minuto. Além do que aqueles rifles eram muito menos precisos que o rifle de ar Girandoni. “A arma era tão eficiente que Napoleão chegou a editar uma ordem para executar qualquer soldado inimigo que portasse um rifle de ar comprimido (BEEMAN, 2009, p. 35)”.

O RIFLE DE AR GIRANDONI USADO PELA PRIMEIRA VEZ NAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS

Um dos rifles de ar comprimido mais famosos da história foi encontrado no continente americano. Era o rifle usado por Lewis e Clark em uma expedição para o Pacífico através das terras do Oeste durante os anos 1803 a 1806. Como indicado por recentes pesquisas, era um rifle pneumático calibre .31 (7,87mm) fabricado na Filadélfia. Este rifle, usado pelo Capitão Lewis para caçar, fascinou as tribos indígenas, que nomearam a arma de “golpe de trovão sem fumaça”(BEEMAN, 2009, p.25).

LEWIS E CLARK NA FAMOSA EXPEDIÇÃO ONDE O RIFLE DE AR FOI UTILIZADO

Naquela época, a manufatura dos rifles e pistolas de ar não se restringiu à metade ocidental do planeta (América e Europa), mas também se desenvolveu no Leste. Vinte anos depois do Capitão Merriwether Lewis usar seu rifle na América, mais especificamente durante a década de 1820 a 1830, o inventor japonês Kunitomo Ikkansai criou um rifle aplicando o conhecimento que adquiriu da tecnologia ocidental, focando seu trabalho em modelos semelhantes aos alemães.




1 comentários: