Quatro empreiteiros que trabalhavam para a empresa contratante militar privada anteriormente conhecida como Blackwater está programado para ser condenado em um tribunal federal na segunda-feira, mais de sete anos depois que eles massacraram civis iraquianos na praça Nisour, Bagdá.
A audiência de sentença para os quatro homens - Nicholas Slatten, Dustin Heard, Evan Liberdade e Paul Slough - estava marcada para começar às 10 horas ET em Washington, DC na segunda-feira.
Seis meses antes, um júri condenou Nicholas Slatten, um ex-guarda de segurança Blackwater, de assassinato em primeiro grau por seu papel na infame emboscada Setembro de 2007. Ele enfrenta uma pena máxima de prisão perpétua, enquanto seus três colegas estão todos sujeitos a penas mínimas de 30 anos atrás das grades, como resultado de armas de fogo condenações foram proferidas no outono passado.
Juntos, os homens participaram em um tumulto na movimentada Bagdá círculo de tráfego durante o auge da Guerra do Iraque, que deixou 14 civis mortos. Blackwater, que, desde então, mudou seu nome para Academi, tinha implantado os guardas lá junto com os outros para prestar serviços de segurança diplomática durante a operação militar liderada pelos Estados Unidos.
Os advogados dos ex-empreiteiros apresentou uma moção de emergência na sexta-feira pedindo ao tribunal para adiar audiência de sentença desta semana em função das evidências descobertas recentemente eles queriam entrou no caso, mas o pedido foi rejeitado finalmente naquela tarde pelo juiz Royce Lamberth.
"Os réus, que foram confinados desde o veredicto, não leve buscar atraso, ou procurar atraso para seu próprio bem. Mas estas questões merecem todo o apreço pelo Tribunal: seria injusto para continuar a impor sentença e entrar julgamento quando esta nova evidência, divulgado menos de dois dias atrás, deixa o resultado julgamento fundamentalmente em dúvida ", escreveu advogados de defesa, sem sucesso .
A Associated Press disse que os advogados dos réus são provavelmente esperado para argumentar por misericórdia do tribunal durante a sentença de segunda-feira, mas os promotores com o governo federal estão pedindo que o tribunal considerar mais do que apenas o mínimo sentenças de 30 anos para os três condenados para o uso militar armas de fogo ao cometer um crime. De acordo com o Washington Post, o governo pediu uma sentença de 57 anos para Slough, que também foi condenado por 13 acusações de homicídio e 17 acusações de tentativa de homicídio; 51 anos para Liberty, também condenado por oito acusações de homicídio e 12 acusações de tentativa de homicídio; e 47 anos para Heard, também condenado por seis acusações de homicídio e 11 acusações de tentativa de homicídio. Slatten enfrenta uma pena de prisão obrigatória de prisão perpétua sem condicional.
"Os crimes aqui foram tão horrendo - o massacre e mutilação de inocentes tão hediondo - que superam quaisquer fatores que os acusados podem argumentar forma uma base de clemência", o Post citou arquivamento da acusação.
0 comentários:
Postar um comentário