10:10
0

Saiba mais sobre o recente feito do sniper canadense.

E perceba o quão incrível e improvável ele foi.

Na semana passada, um atirador canadense bateu o record de distância ao alvejar seu alvo, um militante do ISIS, a incríveis 3,45 km. O record anterior, de 2009, era do britânico Craig Harrison, que matou um Taliban no Afeganistão a nada menos que 2,475 km utilizando um rifle L115A3 com munição .338.
Esse rifle é bastante famoso, em especial nos jogos de tiro, com destaque para o Counter Strike, no qual o L115A3 era conhecido como AWP (Artic Warfare Police), algo como “Articulado policial de guerra”, em tradução livre. Na verdade, o L115A3 é uma outra variação do AWP, o AWM (Artic Warfare Magnum), que é basicamente a mesma arma, mas no calibre .338.
A identidade do atirador canadense responsável por superar o incrível feito de Craig Harrison não foi revelada, mas sabe-se que ele utilizou um McMillan TAC-50
Trata-se de um rifle americano produzido pela McMillan Firearms Manufacturing, em Phoenix, no estado do Arizona. Para se ter noção do tamanho dessa munição de calibre .50, confira:
Já falamos sobre a profissão Sniper, e ressaltamos todas as incríveis habilidades desses profissionais de elite, mas o feito do atirador canadense demonstra uma habilidade ainda mais notável. Para compensar a perda de altura do projétil, ele precisou mirar 150 metros acima do alvo, compensar a velocidade do vento e considerar até mesmo a rotação da terra. Considerando a velocidade de saída do projétil de 1000 km/h (ou seja, 277 m/s), numa matemática simples, o disparo levaria 12 segundos para atingir o alvo. Porém, considerando a perda de velocidade pela força de arrasto, e o aumento da trajetória pela parábola, podemos imaginar que o disparo tenha levado mais de 15 segundos para percorrer toda a trajetória.
Como a velocidade do som é de cerca de 340 m/s, é bem possível que a vítima tenha ouvido o som do disparo alguns segundos antes de ser atingido. Aquela frase típica de snipers que diz “Se você ouviu o disparo, é porque você não era o alvo” não se aplica a um disparo tão distante quanto esse.
Talvez desse tempo de desviar ou repensar a vida.

0 comentários:

Postar um comentário