Você sabia que existe um projeto de Lei tramitando na CCJ da Câmara dos Deputados para regulamentação do Airsoft e paintball?
Antes de ler saiba que está é uma opinião pessoal minha, não representa a opinião da publicação ou de seus editores em sua totalidade e que o parecer da CCJ foi favorável ao projeto.
Hoje passeando pelo site da Câmara dos Deputados, um de nossos editores verificou que no dia de 26/11/2015, pode ser um marco importante ao nosso esporte, foi o dia que encerrou o prazo para emendas ao projeto de lei 4.546 de 2012 do DeputadoAlexandre Leite – DEM/SP que está na CCJ da Câmara dos Deputados, talvez para alguns seja polêmico, ao meu ver após ler completamente irei soltar foguetes o dia que for aprovado.
Vendo alguns pontos dele, sei que muitos irão gritar, espernear dizer que isso é um absurdo, mas com o BÔNUS, sempre temos o ÔNUS. Acho que uma flexibilização maior seria necessária, mas o fato do projeto prever a filiação a associação, clube ou federação, (lembre-se seu time pode ser um clube de Airsoft), aliado a outros pontos, como a obrigatoriedade de óculos e mascara, liberdade de usar em todo território nacional nossos equipamentos sem medo de interpretação errônea da portaria atual, a criação de um CR específico ao esporte que pode ser mais flexível aos de arma de fogo, a possibilidade de menores federados ou associados a clubes ou associações praticarem o esporte desde que autorizados por escrito pelos pais. Já se consagra um grande avanço a nosso amado Airsoft.
Obvio que alguns vão dizer: “… eu não quero me filiar a nada que continuar do jeito que está, sem regulamentação…”. Como já ouvi muito isso pelo país a fora, mas gente, se para dirigir temos que ter habilitação, se para beber temos que ter 18 anos, para exercer uma profissão temos que cumprir certos ritos e obrigatoriedades, porque não para praticarmos nosso esporte? Acho que quanto mais organizados formos, mais flexíveis serão quem nos regulamenta, prefiro ter que ser filiado a um clube, que mais uma vez deixo a sugestão pode ser seu próprio time de Airsoft, e conseguir uma CII de forma fácil que ficar 6 a 8 meses esperando uma CII e quando sair nem existir mais o equipamento ou ter alterado o preço.
Obviamente que com isso virão as responsabilidades e quem fizer besteira com seu equipamento será penalizado, mas prefiro assim, que ver reportagens como a que comentamos outro dia, onde um promotor propõe a proibição da venda das armas de Airsoft, por total desconhecimento de como se compra uma e por achar que bandidos compram em lojas para praticar assaltos.
Quem sabe um dia cheguemos ao ponto de uma simples carteirinha de associado a uma federação, associação ou clube já seja o suficiente para liberar a compra e porte de um equipamento de CO2 nossas amadas GBB’s, igual em muitos países mundo a fora.
Leia o projeto de lei no link ao final dessa opinião, de sua opinião em comentários no site, é muito importante sabermos como cada um pensa. Se a favor pressione seu Deputado para entrar em votação logo, vamos nos adequar e praticar nosso esporte com Honra, Lealdade e Honestidade, livres de um dia algum militar acordar de mau humor e resolver proibir ou ainda de um promotor com total desconhecimento acabe por conseguir que algum juiz ponha fim em nosso esporte. Pessoas, famílias, empresas dependem da comercialização legal desses equipamentos, temos fabricantes nacionais surgindo, jovens que amam esse esporte e não podem praticar pela idade, pais que gostariam de passar finais de semana com seus filhos jogando, mas a idade deles não permite.
Sempre teremos o ônus e bônus, mas a tranquilidade e o prazer de praticar Airsoft é uma recompensa maior, que isso.
Projeto de lei na integra.
FONTE: http://www.airsoftaction.com.br/airsoft-pl-4-546-vemai/
0 comentários:
Postar um comentário