05:29
0



Repelentes de Insetos Naturais



Mosquitos são transmissores de muitas doenças endêmicas no Brasil, como a malária, a febre amarela e a dengue, só para citar algumas. É muito importante nos proteger desta ameaça, além do incômodo que estes pequenos insetos podem trazer.
Uma maneira muito difundida para espantar mosquitos é jogar folhas verdes na fogueira. A fogueira terá que ser alimentada constantemente com folhas verdes e a fumaça poder ser um tanto desagradável para algumas pessoas.
Uma forma de contornar isto, é queimando fezes de gado seco. Com auxílio de um isqueiro, toque fogo num pedaço das fezes. Assopre um pouco para aumentar a brasa. A fumaça pode durar horas, sendo bem menos incômoda que o fumaceiro das folhas verdes. Acender uma brasa nas fezes secas de gado também é uma boa maneira de carregar o fogo para outros locais.


Outra forma de se proteger é vestir roupas como calças compridas, camisas com mangas compridas e tentar proteger as áreas livres do corpo com barro. O barro não é repelente, mas conseguirá evitar as incômodas picadas. Cuidado! O barro pode conter alguns parasitas nocivos aos seres humanos. Nesse caso você precisará mensurar as vantagens de utilizar este método.
Abaixo, uma foto do estrume de gado. Repare que apenas uma pequena brasa é necessária para utilizar o estrume seco como repelente natural.
Cupinzeiros podem funcionar de forma similar ao esterco de gado seco. Cascas de cítricos como laranja, limão ou tangerina, quando queimados, liberam substâncias que repelem os insetos. Caso tenha estas frutas disponíveis, pode adotar esta tática contra os insetos. Não passe essas substâncias cítricas pelo corpo, a pele poderá manchar com à exposição ao sol.




Apesar de não ser um meio natural, existem pessoas que defendem o  uso de comprimidos de complexo B diariamente antes de saírem para aventuras junto à natureza para prevenir picadas de insetos, mas não há nada cientificamente comprovado. Teoricamente, o odor de algumas vitaminas presentes no complexo B são exaladas pela pele, e acabam afastando os insetos, o mesmo aconteceria com o consumo de alho e cebola. O consumo exagerado de complexo B pode causar efeitos nocivos à pele, como acne, e também pode engordar!
Alguns atestam que cortar um dente de alho ao meio e passar pelo corpo traz bons resultados para repelir insetos. Cuidado! Passar alho no corpo pode causar queimaduras e manchas com a exposição ao sol.
Para evitar mosquitos e pernilongos em casa é interessante conhecer uma árvore de origem asiática chamada neem. Plantar citronela perto das janelas também ajuda. Conheça mais sobre o Neem e a Citronela neste outro post: Repelentes Naturais – Neem e Citronela.
Em acampamentos e pescarias você não terá possibilidade de encontrar nenhum repelente elétrico, eletrônico ou parafernálias similares. Se o seu repelente químico acabar, agora você sabe como se proteger dos pernilongos e borrachudos!
Experimente seu repelente natural e deixe seu comentário!



0 comentários:

Postar um comentário