Como Fazer um Abrigo para Sobrevivência na Floresta
Digamos que você esteja perdido na floresta. Começa a esfriar e o céu a se encher de nuvens. É bom providenciar algo onde você possa ficar aquecido e protegido durante a noite. Você precisa de um abrigo. Veja abaixo algumas dicas.
Passos
- 1Quase sempre há uma maneira de construir um abrigo na selva e não é muito difícil de fazer.
- 2Se já tiver anoitecido, não saia de onde está. É muito fácil se perder na escuridão e se afastar de uma área que você já conhece, pode ser ainda mais assustador.
- 3Encontre uma área onde não haja pedras e nem raízes grandes. Fazer um abrigo em uma vala pode proteger do vento, mas a chuva pode fazer você desejar ter ficado no vento. Evite também as áreas mais propícias a alagamentos. Mantenha-se longe das valas.
- 4Encontre uma árvore, uma rocha ou outro objeto grande para servir de apoio para o seu abrigo. O objeto deve ser alto o suficiente para que consiga se agachar atrás dele e largo o suficiente para acomodar seu corpo.
- 5Comece a juntar madeira. Ela é sua ferramenta de sobrevivência de maior importância, pois vai usá-la para fazer fogo, abrigo e talvez até uma armadilha para animais. Pegue o que encontrar.
- 6Comece com os pedaços grandes de madeira que conseguiu achar, encoste-os no objeto (árvore ou rocha) que escolheu. Quando sobrarem somente os gravetos, comece a colocá-los entre os pedaços maiores para tapar os buracos (é bom deixar algumas brechas). Use galhos e gravetos o suficiente para fechar todos os buracos, a fim de facilitar a instalação da cobertura de folhas. Não se esqueça de deixar um espaço para entrar e sair do abrigo.
- 7Faça um abrigo à prova de vento e água. Há duas maneiras de fazer isso. Se estiver na neve, empilhe neve em volta dele tapando-o totalmente. É claro que se ainda não começou a nevar ou se você não estiver em uma área onde neva, não será possível fazer isso. Em vez de neve, cubra o abrigo com folhas. Primeiro as folhas secas, depois as folhas molhadas que conseguir. Assim o abrigo ficará isolado e seguro. Coloque galhos por cima das folhas para que não sejam levadas pelo primeiro ventinho.
- 8Seja criativo. Quase tudo o que você encontrar pode ser usado de alguma forma no abrigo. Se tiver uma rede, melhor, ela será bastante útil em dias quentes. Corda tem uma utilidade enorme.
Dicas
- Se tiver tempo, antes de escurecer acenda uma fogueira.
- Árvores caídas com as raízes para cima podem proteger contra o vento e a chuva. Mas se fizer uma fogueira, tome cuidado para que ele não pegue nas raízes.
- O abrigos inclinados são os mais usados e mais fáceis de fazer. Coloque uma viga transversal entre duas árvores com aproximadamente dois ou três metros de distância. Deite alguns galhos em cima, de cabeça para baixo, e enterre-os um pouco no solo para evitar que escorreguem do suporte. Pegue galhos de pinheiros e coloque-os de cabeça para baixo, começando de cima. Fazer paredes é opcional mas sempre faça uma fogueira com carvão na frente do seu acampamento.
- Se estiver em uma selva, ficar longe do chão será essencial, pois há muitos insetos venenosos e portadores de doenças. De preferência tenha com você uma rede contra mosquitos, mas se não tiver, procure uma planta que possa ser usada como repelente. Passe lama na pele exposta para evitar queimadura de sol.
- Se não houver sinais de chuva, talvez não seja necessário fazer um abrigo à prova d'água.
- Mantenha-se sempre afastado do fogo por, no mínimo, dois metros.
- Cuidado com os espinhos. Eles são muito dolorosos e podem reduzir seu ritmo.
- Não vá para muito longe do seu abrigo, espere que o resgate chegue até você. Economize energia mantendo-se em um só local.
- Não coloque a fogueira perto demais dos galhos do abrigo pois uma faísca pode iniciar um incêndio.
0 comentários:
Postar um comentário