Área Militar
Na área militar, pode ser definida hoje como principalmente como a ciência dos movimentos segundo obra dos irmãos Jorge e Júlio Stumpf de Vasconcelos, em que é considerada como dinâmica e computacional uma vez que o próprio Sun Tzu, em que os irmãos ;e tomado como a base sa obra, já a definia como do planejamento e re - planejamento da guerra e do domínio econômico, pois no dia D o inimigo poderá identificar a estratégia, não só pela infiltração como no estudo. Dessa forma e através da estratégia militar foram criados os conhecidos serviços de inteligência e aprimorada a arte de guerrear, sendo as diretrizes e mensagens cifradas importantes como a codificaçào, decodificaçào como aparelhos capazes de destruir a mensagens após serem lidas.
Sun Tzu foi o estrategista que no século IV a.C. escreveu um tratado nominado A Arte da Guerra que abordava de forma abrangente as estratégias militares.Segundo Sun Tzu, a formulação de uma estratégia deve basicamente respeitar quatro princípios fundamentais entre muitos outros:
- Princípio da escolha do local de batalha: seleção dos mercados onde a empresa vai competir seja em terra ou mar, considerando o ar como mar.
- Princípio da concentração das forças: organização dos recursos da empresa e do esforço de reaparelhamento e logística.
- Princípio do ataque: implementação das ações competitivas da empresa e reformulaçáo desse ataque.
- Princípio das forças diretas e indiretas: gestão das contingências e táticas operacionais como Econometria, que seria a Economia - matemática, medida.
Apesar de os negócios não serem guerras, a realidade mostra que negócios e guerra podem ter muitos elementos em comum e as verdades de Sun Tzu podem, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, como as batalhas em salas de conselhos de administração ou na luta diária pela sobrevivência, que todas as empresas enfrentam.
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas" Sun Tzu
Apesar de Sun Tzu ser uma referência incontestável, não se devem menosprezar outras personalidades como Napoleão,Adolf Hitler e Mao Tse Tung que seguiram muitos dos ensinamentos e orientações do sábio chinês.
O Livro dos Cinco Anéis foi escrito em 1645 pelo guerreiro mais famoso do Japão, o samurai Miyamoto Musashi. É livro de cabeceira e referência para empresários, políticos e militares japoneses. O livro contém as estratégias e técnicas do seu estilo , o Niten Ichi Ryu, onde estão os segredos que o tornaram imbatível por mais de 60 duelos durante toda a sua vida.
Nicolau Maquiavel também escreveu uma obra chamada Dell'arte della guerra (A Arte da Guerra) além de outras obras de suma importância ao estrategismo.
O general francês André Beaufre produziu uma das definições de estratégia mais brilhante e elegante quando disse: "estratégia é a arte da dialética das vontades valendo-se da força para resolver o seu conflito".1
O (In)sucesso da estratégia
O (in)sucesso é elemento fundamental da estratégia e deve ser/estar no primeiro foco de Sun Tzu, em suas palavras a métrica da estratégia, o que define uma boa estratégia de uma má estratégia, enfim o que valida a estratégia em si é a possibilidade de "reproduzir-se" diz Sun Tzu, pois para o general é importantíssimo o dia após o chamado Dia D, é o dia D+1;.
No entanto é necessário ter em atenção que o sucesso torna sempre obsoleto o próprio comportamento que o permitiu alcançar. Peter Drucker, defende que o sucesso cria sempre novas realidades. Cria sempre acima de tudo mais precisamente na chamada "linha do tempo", nos seus próprios e diferentes problemas. Apenas os contos de fadas acabam com “E viveram felizes para sempre” para isso é necessário o empenho e o Universo concordar, daí o que se denomina de "escolha do terreno e/ou Campo de Batalha" do Imperador que o seria o que Sun Tzu denomina dos generais de generais e o chamado "Comandante - em - chefe". De um denominado "Estado - Maior" o que hoje poderíamos traduzir como cenário a ser/estar a ser estudado por um comitê.
Não é fácil para a gestão de uma empresa de sucesso a necessária perguntar “Qual é o nosso negócio !?”. Todos na empresa pensam que a resposta é tão óbvia que nem merece discussão. Nunca é popular pôr em causa o sucesso, nunca é popular “abandonar o barco”, quando esse vai a pique, segundo Sun Tzu pois o terreno já está ocupado pelo inimigo e nos cabe a chamada "retirada estratégica:".
Mais cedo ou mais tarde o que deu origem ao sucesso deixa de ser adequado nesse momento, novas estratégias têm que ser sistematicamente implementadas e re - implementadas.
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FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia
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