Ripstop Verde Oliva
Usado extensivamente pelos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e também na Guerra do Vietnam. Muitos tanques e outros veículos foram também pintados nesta cor. Não sendo muito eficaz, foi mais tarde trocado pelo Tiger Stripe e pelo Woodland.
Este tipo de verde é ainda hoje usado, mais ou menos na sua forma original (a nível de cor), especialmente em ambiente urbanos/artificiais por equipes S.W.A.T. e também pelos Navy S.E.A.L. Usado também em equipamento tático para poder ser usado em conjunto com outros padrões e manter alguma coerência na camuflagem (por exemplo: joelheiras OD com B.D.U. Woodland). Assim, torna-se uma cor econômica nos custos com equipamentos. Este tipo de “padrão” também passa simplesmente por ser de cor verde escuro, de uma tonalidade neutra para não se destacar muito das cores existentes no ambiente circundante.
Eficaz em: Floresta / Selva
Relativamente eficaz em: Urbano
Pouco eficaz em: Deserto
Ripstop Preto
Usado preferencialmente por equipes antiterrorismo tais como a
S.W.A.T., as S.A.S. e o G.I.G.N. O preferido para operações noturnas ou em ambientes de luminosidade reduzida. Para estas situações é comum existir a troca do preto para o azul.
A cor preta também é usada, curiosamente, pelo aspecto sinistro e pelo fator psicológico que causa nos opositores. É também a cor mais neutra que existe em material tático, pelo que a máxima “o preto fica bem com tudo” também é aplicável neste ramo. Contudo, mesmo para ambientes noturnos, não é a melhor das camuflagens.
Eficaz em: Urbano / Noturno
Pouco eficaz em: Deserto / Selva / Floresta
Ripstop Kaki
Esta cor é essencialmente usada em equipamento, e nunca em BDUs. Empregue geralmente em conjunção com BDUs para deserto como o Deserto Tricolor e MARPAT Deserto. Assim torna-se uma cor altamente adaptável a qualquer camuflado de deserto. Podemos chamar-lhe de “OD do Deserto”. A diferença entre Tan e Kaki é muito pouca. Subindo na escala de intensidades, encontraremos o tom Coyote, apresentando-se como um castanho mais escuro.
Eficaz em: Deserto
Relativamente eficaz em: Montanha
Pouco eficaz em: Urbano / Selva / Floresta
Woodland
O padrão Woodland foi introduzido em 1981 para substituir o OD. Adotado por vários países como Bósnia, Israel, Espanha e muitos outros e obviamente pelos EUA, os quais estão agora a substitui-lo pelo ACU (“Army Combat Uniform”). Intensivamente usado pelos EUA nos últimos anos, tanto no ramo do Exército (Incluindo Forças Especiais, SEALs, etc.) como na Marinha. Este é composto por 4 cores: verde, castanho escuro e claro, e preto. As manchas são de dimensão média. Atualmente é um padrão em desuso, vindo a ser substituído pelos padrões digitais mais eficazes.
Eficaz em: Floresta
Relativamente eficaz em: Urbano / Montanha / Selva
Pouco eficaz em: Deserto
Urbano
Composto por 4 cores: Branco, Preto, Cinza escuro e Cinza claro. Tem a mesma mancha e resolução do Woodland, pois se baseia neste padrão já conhecido. As suas cores de elevado contraste e na base dos tons de cinza, destina-o para ambientes urbanos. Pouco utilizado no mundo pelas forças militares, onde atualmente está fora de uso. Contudo, o padrão prevalece famoso para civis que o utilizam em roupa estilo street-wear.
Eficaz em: Urbano
Pouco eficaz em: Deserto / Floresta / Selva / Montanha
Guerra do Iraque ou Deserto Tricolor
Esta variante do padrão Deserto veio substituir o descontinuado, mas talvez bastante conhecido, Deserto de 6 cores com as “pepitas de chocolate”, um padrão inicialmente feito por engano, tendo em conta os cenários onde iriam ser utilizados. O Desert tricolor comprovou-se como sendo muito mais eficaz.
Este padrão acabou por ver mais ação nestes últimos anos na Operação “Iraqi Freedom” do que durante os anos para os quais foi inicialmente desenvolvido, sob a forma de 3 cores. Espera agora substituição pelos mais recentes e considerados mais eficazes, padrões digitais. Apresentando menos 3 cores do que o antigo Deserto de 6 cores, este passa simplesmente por uma base castanho claro (“Tan”), manchas grande de um verde pálido de tom claro com sombreados de castanho-escuro.
Eficaz em: Deserto
Relativamente eficaz em: Montanha
Pouco eficaz em: Montanha / Deserto / Urbano
Digital Deserto ou MARPAT Deserto
Desenvolvido pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA, o MARPAT (MARine Disruptive PATtern) não é necessariamente um conceito novo. O modo como foi desenvolvido faz com que o olho humano reaja aos pixels de modo a que não note nenhuma margem de mudança de cor (presente nos típicos camuflados de manchas de diferentes cores) e que desta maneira o camuflado não se destaque como um padrão isolado inserido na natureza, mas sim que não se destaque de forma alguma, e assim sendo, se integre melhor.
O MARPAT, como faz parte do nome, foi desenvolvido pela Marinha norte-americana e é usado pela mesma, nas duas formas que o compõe atualmente, o Woodland e o Deserto. Está planejado também o seu uso fora dos fuzileiros, sobre outro esquema de cores conhecido como o “Navy Working Uniform” (ou Farda de Trabalho da Marinha). Esta variante Deserto é composta por uma grelha de pixels castanho claro (“Tan”) em maior quantidade, sendo depois completo por 3 tons de castanho mais escuros, sendo o grau de escurecimento do tom de castanho inversamente proporcional à sua abundância no padrão, ou seja, o tom de castanho mais escuro neste padrão irá ser o que existe em menos quantidade.
Eficaz em: Deserto
Relativamente eficaz em: Montanha
Pouco eficaz em: Floresta / Selva / Urbano
Digital Universal ou ACU
O ACU (“Army Combat Uniform”) foi desenvolvido para substituir o BDU (em uso desde 1981). Não mudando só o padrão em si, esta farda foi feita pensando nos soldados, e por esta mesma razão desenvolvida com a opinião dos mesmos. Em relação ao BDU, sofreu diversas alterações, como por exemplo, a disposição de bolsos (que se encontravam anteriormente em posições ineficazes, especialmente quando se usava um colete tático por cima). A modelagem da farda foi planejada para restringir o mínimo possível todos os movimentos. Foram criados compartimentos para inserir proteções para os cotovelos e joelhos. De um modo geral, eliminou muitos erros ou falhas presentes nos antigos BDU’s Woodland.
Este atualmente será implementado no Exército Americano, e virá brevemente a tomar o lugar de padrão base, tal como os MARPAT na Marinha.
O nome ARPAT (Army Pattern) “All-Terrain” deste padrão não vem por acaso. As cores presentes neste padrão “digital” caminham no sentido de fazer com que este seja eficaz no maior número de cenários. Possuem um fundo begê tipo Tan, e zonas cinza esverdeado de densidades diferentes, uma mais clara que a outra para inserir algum fator de profundidade de campo retirada pela ausência de preto neste padrão. Este misto de 3 cores faz com que seja relativamente eficaz nos 3 principais cenários de combate, embora seja essencialmente um padrão de combate urbano. Este padrão tende a destacar-se no ambiente florestal.
Eficaz em: Deserto / Montanha / Urbano
Pouco eficaz em: Floresta / Selva
Chocolate Chip
Era a camuflagem utilizada pelo militar dos Estados Unidos durante a Guerra do Golfo e no início de 1990. A camuflagem recebeu esse apelido porque se assemelha ao chocolate da massa do biscoito.
Apesar do camuflado Chocolate Chip tornar-se conhecido durante a Guerra do Golfo, foi originalmente concebido em 1962. O Exército, acreditando que ele talvez teria de intervir nos conflitos árabe-israelenses, desenvolveu um padrão de teste usando os desertos do sudoeste dos Estados Unidos como um modelo. Quando a hostilidade no Oriente Médio acalmou, o padrão de teste foi utilizado. A formação da “Rapid Deployment Force” (RDF), em 1979, com a missão de operar no Oriente Médio, e proteger os interesses americanos na região do Golfo Pérsico, viu a necessidade de roupa camuflada para o deserto surgir novamente.
Eficaz em: Deserto
Relativamente eficaz em: Montanha
Pouco eficaz em: Floresta / Selva / Urbano
Aeronáutica
Blue Sky
Deserto
0 comentários:
Postar um comentário